top of page

Terapia de Regressão de Memórias

image_random.jpg

Muitos de nós nascemos com uma questão inacabada. O medo, a raiva e a tristeza são energias que se acoplam à alma da pessoa, gerando doenças físicas, emocionais e espirituais.


A origem de nossos problemas encontra-se no passado, e está presente no nosso inconsciente que funciona como um arquivo de registros. Essa causa raiz pode estar, tanto num passado próximo (vida atual,concepção, nascimento, infância), como num passado distante (memórias remotas de vidas passadas), ou até num nível arquétipo do inconsciente coletivo.

Mas para o nosso inconsciente não importa a passagem do tempo, tudo está presente agora.

Terapia de Vivências Passadas – TVP

Podemos definir samskaras, de acordo com a visão oriental, como cicatrizes da alma e da mente.

A Terapia de Vivências Passadas trabalhando com a queixa focada, isto é, buscando como, quando e onde o trauma se instalou, estimula os neurônios correspondentes às redes similares e faz a revisão da memória de um passado remoto.
A experiência de várias situações na vida atual da pessoa que tem algum tipo de dificuldade, situações negativas, distúrbios emocionais e físicos, ficam somadas ou associadas à memória original.

O que busca?

A Hipnoterapia Regressiva tem como objetivo, através da terapia profunda, revivenciar e trabalhar memórias esquecidas. Durante o processo de regressão de memória, a consciência se amplia nos estados alterados de consciência (com o indivíduo focado para dentro de si mesmo) e se expande no espaço tempo, dirigindo-se aos arquivos do inconsciente, acessando a pasta ou arquivo original da memória traumática. O objetivo do trabalho consiste em liberar e neutralizar a memória original e todas as demais associadas à ela, resignificando seu conteúdo e trazendo a cura para o presente.

Conduta Técnica

O processo terapêutico da Hipnoterapia Regressiva segue alguns procedimentos estruturantes que vêm de algumas linhas básicas de autores como Hans Tendam, Morris Netherton, Roger Woolger e Edith Fiore.

A estrutura de uma sessão não varia muito em cada linha e geralmente segue uma sequência:

Entrada: onde se estabelece a conexão e a confiança entre terapeuta e cliente e se faz a Anamnese: levantamento de dados pessoais, psicológicos e emocionais além de estabelecimento da queixa principal;

Indução: Através das cargas emocionais, intelectuais somáticas e imaginativas, conduz-se a partir da indução à regressão propriamente dita;

Revivência catártica: intensificação das cargas, revivendo e libertando emoções, sensações e pensamentos reprimidos no passado (catarse emocional);


Resignificdação: retomada inicial, redecisão, estabelecimento da solução e aplicação para o presente;

Saída: trazer o cliente para o presente;

Avaliação: discute-se com o cliente a compreensão e a ressignificação do que foi vivenciado e a introdução de novas posturas no presente.

Dúvidas e Mitos

Conceitos equivocados e crenças desvirtuadas criaram no imaginário popular ideias errôneas a respeito da hipnose.​

Muitos manifestam dúvidas a respeito do poder do hipnotizador. Mas sendo a hipnose um fenômeno natural, está ligada àquilo que acontece com o hipnotizado, e não com um suposto poder do hipnotizador.​

Mentalmente a pessoa está de forma especial, alerta e concentrada, interagindo com o terapeuta, apenas com seu foco dirigido para o inconsciente. Portanto, não existe condição alguma de a pessoa não voltar tanto do estado hipnótico, como da experiência da regressão.

bottom of page